Olá, sejam bem-vindos à rubrica “Sustentabilidade é acção!”.
Sustentabilidade é acção porque não basta falar ou escrever sobre o assunto! É necessário colocar em prática os seus princípios de forma a melhorar o nosso habitat interior e exterior. A sustentabilidade começa em casa e prolonga-se nas empresas, nas entidades públicas, no comércio e, em geral, na economia.
Mas antes de passar à prática, umas linhas teóricas apenas para sabermos exactamente do que estamos a falar.
Para começar, a sustentabilidade está assente em vários pilares: económico, social, ambiental, político e ético. Social porque sem a sustentabilidade dos povos, a Terra não pode ser sustentável. Sim, político. Porque sem políticas ambientais, nacionais e internacionais, e outras leis essenciais aplicadas que beneficiem o ambiente, não há sustentabilidade possível. E ético, porque vivemos na era do greenwashing (associado muitas vezes à responsabilidade ambiental das empresas, é uma técnica de marketing que serve para promover um produto ou um serviço, como sendo ecológico ou amigo do ambiente, quando na realidade não o é) e do consumo desenfreado.
A sustentabilidade implica uma transformação profunda dos nossos hábitos e dos nossos padrões de consumo. E essa transformação é complexa. É excelente porque as pequenas mudanças estão nas nossas mãos e juntos podemos fazer a diferença, mesmo que nos digam o contrário. Temos o poder de decidir o que queremos ser, em vez de o que queremos ter. A sustentabilidade parte daqui e em casa.
A Sustentabilidade é Acção!
Estão preparados para o que aí vem?
Autora: Véronique Tomaz
Estes artigos são da responsabilidade de quem os escreve e embora a rúbrica seja da ÁGORA – Associação Ambiental das Caldas da Rainha, as opiniões são da responsabilidade da pessoa que as tece.
A Véronique escreve segundo o acordo ortográfico de 1945.